Culto Doméstico – Presente de Deus para o seu Lar!
Introdução – Sabemos que biblicamente, o cristão não pertence a si mesmo. Antes, foi comprado por alto preço. Seu alvo é glorificar a Deus com sua vida, e em todos os seus relacionamentos. Portanto, o crente é uma testemunha de Cristo! Sendo assim, juntamente com a Igreja, o lar do cristão, deve ser uma esfera de sua mais evidente dedicação ao Senhor. Esse lar deve estampar o ambiente da presença do próprio Deus na vida das pessoas que residem ali. Ou seja, deve proporcionar um ambiente, onde todas as pessoas que o visitam percebam que Deus está ali.
Será que hoje ainda existe alguma estratégia de Deus para nós, e que pode oferecer esperança segura a tantas famílias que estão em desordem ou passando por momentos difíceis? Ou até mesmo, prevenir problemas futuros? Afirmo que precisamos resgatar o “Culto Familiar” – Presente de Deus para seu lar!
Certa vez, no ano de 1.847 um Pastor Presbiteriano chamado James Alexander, preocupado com o declínio de algumas Famílias de sua época, disse: “Nenhum homem pode aproximar-se do dever de liderar sua família, em um culto espiritual, sem uma solene reflexão do papel que ocupa em relação aos seus deveres. O homem é o chefe do Lar, por divina e inalterável instituição. Estes são deveres e prerrogativas que ele não deve transferir.” (James W Alexander).
Sendo assim, quais são as razões convincentes de resgatar o culto familiar entre os membros de nossas Igrejas, ou melhor dizendo, em nossa Igreja?
- Somos mordomos de tudo que o Senhor nos confiou para cuidar (Salmo 127.3) – O salmista disse literalmente que os “filhos” são presentes de Deus, eles são herança, e herança é algo que é para ser cuidada! Isso explica porque Deus condenou na época do profeta Ezequiel o povo de Jerusalém por sacrificar seus filhos aos ídolos. Por favor, não esqueça dessa importante verdade: “Nossos filhos pertencem à Deus”! Isso significa que devemos usar todos os meios que Ele nos deu, para alcançar os filhos com o Evangelho de Jesus Cristo. O culto familiar nos ajuda a transmitir a fé às próximas gerações. (Sl 78.1-8). Em casa, é a grande oportunidade de levar os filhos à Cristo.
- Seu filho, seus familiares foram colocados em seu lar por um desígnio de Deus (I Cor 7.12-14) – Preste bem atenção! Seu filho não pode obter a salvação por meio de osmose ou de parentesco. Ou até mesmo ficar esperando um evento na Igreja para tal! Pelo contrário ele é o recipiente de uma influência santificadora e celestial por haver sido colocado em um ambiente evangélico. Consequentemente, por causa da soberana Graça de Deus e de seu desígnio providencial, alguns filhos são colocados em lares onde o evangelho é vivido e ensinado. Um exemplo disso foi o jovem Timóteo (2 Tm 3.15).
- O culto familiar nos prepara para adoração pública (Dt 6.6-9) – O culto em família não é uma atividade isolada, precisamos entende-la como parte da tríplice adoração a Deus: adoração particular, adoração familiar e pública. Nossas vidas precisam ser exemplos vivos para nossos filhos e demais familiares. Quando colocamos Deus e sua Palavra no centro de nosso Lar, estamos Adorando à Ele. Os filhos dessa família, saberão que a adoração não é algo que se pratica ocasionalmente, por exemplo: “Domingo”. Alguém já disse: “A falta de vida que muitas Igrejas experimentam em nossos dias pode ter sua origem nas muitas famílias cujos membros adoram a Deus somente no Domingo.” Se os Pais estão experimentando a presença de Deus em seu lar e no seu dia a dia, isto será evidenciado em sua liderança cristã no Lar.
- O declínio espiritual de um povo (Js 24.14-15) – Se alguém viesse a sua casa hoje e lhe perguntasse: Deus está em sua casa? Ele é a vida e a respiração de sua família? Deus é precioso para todos de sua casa? Na época de Josué, ser homem, era levar sua família em adoração ao Deus vivo. Infelizmente, em nosso conceito atual, ser homem não se aproxima deste feito. Nunca nos esqueçamos disso: “A Igreja é forte, quando as famílias são fortes”.
Conclusão!
Por onde começar? (Dt 6.4-7) – Acredito que o primeiro passo é reconhecer que a Palavra de Deus, é prioridade em seu Lar. É reconhecer que ela é prioridade em sua vida. Ou seja, se ela não é prioridade em sua vida, se ela não é prioridade em seu lar, dificilmente, será para seus filhos, ou para seu cônjuge que não conhecem ao Senhor. Mas, onde o culto familiar pode ser realizado? – Deuteronômio 6.7 nos fornece bastante instrução sobre essa pergunta: O ambiente do lar é o melhor lugar para esse culto, mas a nossa família tem adoração em vários lugares: no jardim, no parque tranquilo próximo de casa, na sala de estar, no quintal, a mesa de refeições, após desocupá-la e lavar a louça. Enfim, o importante é tê-lo!
Por último, você precisa de ajuda? Se sim, podemos ajuda-lo nessa tarefa! Se tiver dificuldade em sua casa, encaixe-se em um Grupo Familiar de nossa Igreja! http://www.ibmep.com.br/boas-vindas/
Deus abençoe! Pr Paulo Alessandro
Pr Paulo Alessandro
É Pastor da Igreja Batista Memorial de Pompeia (Interior de São Paulo SP). Casado com Raquel Leão. Formado em Marketing pela Universidade UNISA em 2003, Bacharel em Teologia pela Teológica -Faculdade Teológica Batista de São Paulo em 2013, Pós-graduado em Teologia e interpretação bíblica em 2018, e, Pós-graduado em Estudos Analíticos do Pentateuco em 2021, e atualmente Mestrando em Teologia pela FABAPAR – Faculdade Batista do Paraná! Mora em Pompeia / SP.